Categorias
Introdução à Programação para Bioinformática com Biopython

Sobre os autores

Este conteúdo faz parte do livro “Introdução à Programação para Bioinformática com Biopython“. Você pode adquirir a versão impressa desse livro aqui ou a versão para Kindle aqui. Para nos citar, consulte este link.

Diego César Batista Mariano

é doutor em Bioinformática pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui mestrado em Bioinformática (UFMG), bacharelado em Sistemas de Informação (Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte), diploma técnico em Redes Computacionais (Senac Minas) e profissionalizante em Aprendizagem Industrial em Pré-Impressão Gráfica (SENAI). Tem experiência em desenvolvimento de sistemas Web, habilidade em programação com as linguagens PHP, Python e Perl, além de conhecimentos nas áreas de: Bioinformática, visualização de dados, design pra impressão gráfica e web, montagem e anotação de genomas bacterianos.

José Renato Pereira de Moura Barroso

Mestrando em Bioinformática pela Universidade Federal de Minas Gerais, vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas, trabalha com Bioinformática estrutural de proteínas, aprendizado de máquina e mineração de dados. É Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde realizou iniciação científica na área de Bioinformática com ênfase em transplantes de órgãos e integrou o LIB-UFPI (Laboratório de Imunogenética e Biologia Molecular) como aluno-pesquisador. 

Thiago Da Silva Correia

Graduando em Matemática Computacional pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada e na área de Bioinformática, atuando em projetos envolvendo clusterização de beta-glicosidase. 

Raquel Cardoso de Melo-Minardi

Possui doutorado em Bioinformática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e graduação em Ciência da Computação pela mesma instituição (2004). Realizou seu pós-doutorado no Comissariat à l’Energie Atomique et aux Énergies Alternatives / Genoscope na França (2008/2009). Atualmente é professora adjunta II da Universidade Federal de Minas Gerais no Departaento de Ciência da Computação. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Computação e em Bioinformática. Seus principais interesses de pesquisa são em Bioinformática e em Visualização de Dados. 

Livro Introdução à Programação para Bioinformática com Biopython

Capítulo 1
Introdução ao Python

Capítulo 2
Comandos condicionais

Capítulo 3
Laços de repetição

Capítulo 4
Trabalhando com strings

Capítulo 5
Listas

Capítulo 6
Manipulando arquivos

Capítulo 7
Funções

Capítulo 8
Princípios da orientação a objetos

Capítulo 9
Introdução ao Biopython

Capítulo 10
Sequências

Capítulo 11
BLAST

Capítulo 12
PDB

Capítulo 13
Visualização de dados em Python

Capítulo 14
Outras coisas interessantes que se pode fazer com Biopython

Capítulo 15
Hierarquia do Biopython

Por favor, nos cite:

MARIANO, D. C. B.; BARROSO, J. R. P. M. ; CORREIA, T. S. ; de MELO-MINARDI, R. C. . Introdução à Programação para Bioinformática com Biopython. 3. ed. North Charleston, SC (EUA): CreateSpace Independent Publishing Platform, 2015. v. 1. 230p .

Por Diego Mariano

Doutor em Bioinformática pela Universidade Federal de Minas Gerais com atuação na área de ciência de dados e aprendizado de máquina aplicados ao aperfeiçoamento de enzimas usadas na produção de biocombustíveis. Mestre em Bioinformática, também pela UFMG, atuando na área de desenvolvimento de sistemas Web para montagem de genomas. Atualmente realiza estágio pós-doutoral no Departamento de Ciência da Computação da UFMG com foco em desenvolvimento de sistemas Web para Bioinformática, análise exploratória e visualização de dados. Tem conhecimentos nas linguagens: PHP, JavaScript, Python, R, Perl, HTML, CSS e SQL.