Este conteúdo faz parte do livro “Introdução à Programação para Bioinformática com Biopython“. Você pode adquirir a versão impressa desse livro aqui ou a versão para Kindle aqui. Para nos citar, consulte este link.
Se você chegou até aqui após ler todos os outros capítulos, parabéns! Agora você está apto a criar e analisar programas para Bioinformática. Mas se você ainda não se sente um programador completo, não se aflija. Como foi dito no prefácio: programação é prática! E este é apenas o primeiro passo.
É claro que não seria possível demonstrar tudo que se pode fazer com Biopython, entretanto ao escrever este livro tivemos como principal objetivo dar uma visão geral do Biopython e incentivá-los a ir mais além. Então agora, vá mais além!
Quero mais!
Biopython oferece suporte a diversas outras funções em Bioinformática, como por exemplo, criação de árvores filogenéticas, detecção de regiões motivo, análise de arquivos KEGG, uso de métodos de aprendizagem supervisionado e muito mais. Para mais informações acesse a documentação oficial: <http://biopython.org/DIST/docs/tutorial/Tutorial.html>.
Como contribuir com o Biopython?
Se gostou do Biopython, mas acredita que pode ajudar a melhorá-lo, você pode contribuir para o desenvolvimento do projeto através da criação de novos códigos, ou caso você não seja um programador experiente, com melhorias na documentação. Para mais informações acesse: <http://biopython.org/wiki/Contributing>.
Isso é tudo pessoal!
Quer aprender mais? Conheça nossos cursos profissionalizantes à partir de R$19,99:
Capítulo 1
Introdução ao Python
Capítulo 2
Comandos condicionais
Capítulo 3
Laços de repetição
Capítulo 4
Trabalhando com strings
Capítulo 5
Listas
Capítulo 6
Manipulando arquivos
Capítulo 7
Funções
Capítulo 8
Princípios da orientação a objetos
Capítulo 9
Introdução ao Biopython
Capítulo 10
Sequências
Capítulo 11
BLAST
Capítulo 12
PDB
Capítulo 13
Visualização de dados em Python
Capítulo 14
Outras coisas interessantes que se pode fazer com Biopython
Capítulo 15
Hierarquia do Biopython