Categorias
Introdução à Programação para Bioinformática com Biopython

Epílogo

Este conteúdo faz parte do livro “Introdução à Programação para Bioinformática com Biopython“. Você pode adquirir a versão impressa desse livro aqui ou a versão para Kindle aqui. Para nos citar, consulte este link.

Se você chegou até aqui após ler todos os outros capítulos, parabéns! Agora você está apto a criar e analisar programas para Bioinformática. Mas se você ainda não se sente um programador completo, não se aflija. Como foi dito no prefácio: programação é prática! E este é apenas o primeiro passo.

É claro que não seria possível demonstrar tudo que se pode fazer com Biopython, entretanto ao escrever este livro tivemos como principal objetivo dar uma visão geral do Biopython e incentivá-los a ir mais além. Então agora, vá mais além!

Quero mais!

Biopython oferece suporte a diversas outras funções em Bioinformática, como por exemplo, criação de árvores filogenéticas, detecção de regiões motivo, análise de arquivos KEGG, uso de métodos de aprendizagem supervisionado e muito mais. Para mais informações acesse a documentação oficial: <http://biopython.org/DIST/docs/tutorial/Tutorial.html>.

Como contribuir com o Biopython?

Se gostou do Biopython, mas acredita que pode ajudar a melhorá-lo, você pode contribuir para o desenvolvimento do projeto através da criação de novos códigos, ou caso você não seja um programador experiente, com melhorias na documentação. Para mais informações acesse: <http://biopython.org/wiki/Contributing>.

Isso é tudo pessoal!

Quer aprender mais? Conheça nossos cursos profissionalizantes à partir de R$19,99:

Livro Introdução à Programação para Bioinformática com Biopython

Capítulo 1
Introdução ao Python

Capítulo 2
Comandos condicionais

Capítulo 3
Laços de repetição

Capítulo 4
Trabalhando com strings

Capítulo 5
Listas

Capítulo 6
Manipulando arquivos

Capítulo 7
Funções

Capítulo 8
Princípios da orientação a objetos

Capítulo 9
Introdução ao Biopython

Capítulo 10
Sequências

Capítulo 11
BLAST

Capítulo 12
PDB

Capítulo 13
Visualização de dados em Python

Capítulo 14
Outras coisas interessantes que se pode fazer com Biopython

Capítulo 15
Hierarquia do Biopython

Por favor, nos cite:

MARIANO, D. C. B.; BARROSO, J. R. P. M. ; CORREIA, T. S. ; de MELO-MINARDI, R. C. . Introdução à Programação para Bioinformática com Biopython. 3. ed. North Charleston, SC (EUA): CreateSpace Independent Publishing Platform, 2015. v. 1. 230p .

Por Diego Mariano

Doutor em Bioinformática pela Universidade Federal de Minas Gerais com atuação na área de ciência de dados e aprendizado de máquina aplicados ao aperfeiçoamento de enzimas usadas na produção de biocombustíveis. Mestre em Bioinformática, também pela UFMG, atuando na área de desenvolvimento de sistemas Web para montagem de genomas. Atualmente realiza estágio pós-doutoral no Departamento de Ciência da Computação da UFMG com foco em desenvolvimento de sistemas Web para Bioinformática, análise exploratória e visualização de dados. Tem conhecimentos nas linguagens: PHP, JavaScript, Python, R, Perl, HTML, CSS e SQL.