Este conteúdo faz parte do livro “Introdução à Programação para Bioinformática com Perl“. Você pode adquirir a versão impressa desse livro aqui ou a versão para Kindle aqui. Para nos citar, consulte este link.
Olá mundo! Mais uma vez retornamos à série “Introdução à Programação para Bioinformática”. Este é o segundo livro dos trêsque serão publicados. Desta vez, abordaremos Perl, uma linguagem com uma sintaxe simples, mas que permite a construção de códigos capazes de lidar com imensas quantidades de dados.
Este livro adota uma linguagem coloquial. Mais uma vez peço desculpas se em certos pontos lhe parecer exagerada, entretanto garantimos que isso foi feito a fim de buscar uma maior interação com nossos leitores.
Gostaria de agradecer a todos que enviaram feedback sobre o livro “Introdução a programação para Bioinformática com Biopython”, em especial a Marcos Castro, que gentilmente nos informou da necessidade de instalação da biblioteca numpy para execução do módulo Bio.PDB.
Reitero que todos os scripts apresentados neste livro foram testados nos sistemas operacionais Windows 10, Linux Ubuntu 12.04 e MacOS X 10.4. Entretanto, falhas estão sujeitas a acontecer, como as detectadas no primeiro livro da série. Em nossos testes utilizamos Perl v5 e o BioPerl v1.6. Caso obtenha problemas ao executar qualquer script, procure utilizar tais versões.
Boa leitura!
Diego Mariano
Quer aprender mais? Conheça nossos cursos profissionalizantes à partir de R$19,99:
Capítulo 1
Introdução ao Perl
Capítulo 2
Comandos condicionais
Capítulo 3
Strings
Capítulo 4
Arrays
Capítulo 5
Laços de repetição
Capítulo 6
Manipulando arquivos
Capítulo 7
Sub-rotinas
Capítulo 8
“O guia de sobrevivência para expressões regulares em Perl”
Capítulo 9
Introdução ao BioPerl
Capítulo 10
Sequências
Capítulo 11
BLAST
Capítulo 12
Estruturas de proteínas
Capítulo 13
Hierarquia do BioPerl