Categorias
Artigos Introdução à Programação para Bioinformática com Perl

Epílogo

Este conteúdo faz parte do livro “Introdução à Programação para Bioinformática com Perl“. Você pode adquirir a versão impressa desse livro aqui ou a versão para Kindle aqui. Para nos citar, consulte este link.

Se você chegou até aqui após ler todos os outros capítulos, parabéns! Agora você está apto a criar e analisar programas para Bioinformática utilizando a linguagem Perl. Mas se você ainda não se sente um programador completo, não se aflija. Como foi dito no prefácio: programação é prática! E este é apenas o primeiro passo.

Se você ainda tem dúvidas em relação a expressões regulares sugerimos que continue praticando e, até mesmo, busque outras fontes de informação, como o livro “Beginning Perl” do autor Simon Cozens, que pode ser lido gratuitamente no Website oficial do Perl.  Perl é uma poderosa linguagem para manipulação de arquivos, mas assimilar regras de expressões regulares leva um tempo. Pratique!

É claro que não seria possível demonstrar tudo que se pode fazer com BioPerl, entretanto ao escrever este livro tivemos como principal objetivo dar uma visão geral do BioPerl e incentivá-los a ir mais além. Então agora, vá mais além!

Quero mais: para mais informações acesse:

• Website oficial do Perl https://www.perl.org/;
• Website oficial do BioPerl http://www.bioperl.org/.

Por fim, nos vemos no terceiro e último livro da série:

Introdução à Programação para Bioinformática com

PHP & JavaScript

Isso é tudo pessoal!

Quer aprender mais? Conheça nossos cursos profissionalizantes à partir de R$19,99:

Nota do autor
Prefácio

Capítulo 1
Introdução ao Perl

Capítulo 2
Comandos condicionais

Capítulo 3
Strings

Capítulo 4
Arrays

Capítulo 5
Laços de repetição

Capítulo 6
Manipulando arquivos

Capítulo 7
Sub-rotinas

Capítulo 8
“O guia de sobrevivência para expressões regulares em Perl”

Capítulo 9
Introdução ao BioPerl

Capítulo 10
Sequências

Capítulo 11
BLAST

Capítulo 12
Estruturas de proteínas

Capítulo 13
Hierarquia do BioPerl

Epílogo
Referências bibliográficas
Sobre os autores

Por favor, nos cite:

MARIANO, DIEGO CÉSAR BATISTA; de MELO-MINARDI, R. C. . Introdução à Programação para Bioinformática com Perl. 1. ed. North Charleston, SC (EUA): CreateSpace Independent Publishing Platform, 2016. v. 2. 200p .

Por Diego Mariano

Doutor em Bioinformática pela Universidade Federal de Minas Gerais com atuação na área de ciência de dados e aprendizado de máquina aplicados ao aperfeiçoamento de enzimas usadas na produção de biocombustíveis. Mestre em Bioinformática, também pela UFMG, atuando na área de desenvolvimento de sistemas Web para montagem de genomas. Atualmente realiza estágio pós-doutoral no Departamento de Ciência da Computação da UFMG com foco em desenvolvimento de sistemas Web para Bioinformática, análise exploratória e visualização de dados. Tem conhecimentos nas linguagens: PHP, JavaScript, Python, R, Perl, HTML, CSS e SQL.

error

Compartilhe este post!

Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram