Categorias
Introdução à Programação Web para Bioinformática: HTML, CSS, PHP & JavaScript

Nota do autor

Este conteúdo faz parte do livro “Introdução à programação Web para a Bioinformática: HTML, CSS, PHP & JavaScript“. Você pode adquirir a versão impressa desse livro aqui ou a versão para Kindle aqui. Para nos citar, consulte este link.

Olá mundo! Após mais de dois anos de trabalho, chegamos ao terceiro dos três livros planejados inicialmente para esta série. Antes de começarmos a falar deste livro, seria interessante relembrarmos um pouco do que já foi apresentado. Anteriormente aprendemos Python e sua robusta biblioteca Biopython. A seguir vimos Perl, uma linguagem poderosa para processamento de texto. Sempre imaginei a série de livros “Introdução à Programação para Bioinformática” como uma trilogia, que o povo nas ruas já chama até de “A trilogia Bioinfo” (está bem, eu inventei essa parte). Então, falar de linguagens para Web talvez seja a melhor maneira de encerrar a série.

Neste livro aprenderemos a criar páginas para Internet, ou o que costumamos chamar de Websites. Páginas da Internet podem ser importantes para divulgação científica ou até mesmo para permitir múltiplo acesso a um software, o que podemos chamar de ferramentas Web.

Entretanto falar de Web envolve muitos conceitos. Teremos que compreender como a Internet funciona e aprender suas formas de comunicação. Também precisaremos aprender as linguagens de programação para Web, tanto as que são executadas no lado do servidor, chamadas de server-side, quanto as que são executadas no cliente, chamadas de client-side. Mas o que são servidores e o que são clientes? Por termos que explicar tantos termos, esse livro será um pouco maior que os anteriores. Mas não se assuste! Os conceitos serão apresentados de maneira bem compreensível.

Agora vamos aos anúncios válidos para qualquer livro desta série. Este livro adota uma linguagem coloquial. Garanto que isso foi feito a fim de buscar uma maior interação com nossos leitores. Declaro que todos os scripts apresentados neste livro foram testados nos sistemas operacionais Windows 10, Linux Ubuntu 16.04 e MacOS X. Entretanto, falhas estão sujeitas a acontecer (Lei de Murphy), como as detectadas no primeiro e segundo livro da série. Caso obtenha problemas ao executar qualquer script, procure utilizar as versões sugeridas.  

Bom se você está gostando da série, tem alguma sugestão ou crítica, ou só queira dar um “oi” peço que entre em contato comigo pelo Twitter. É o método mais rápido para que eu responda. Envie um tweet para @diiegomariano (não está escrito errado, “diiego” é escrito desta forma mesmo).

Pronto para último passo na jornada da programação na bioinformática? Boa leitura!

Diego Mariano

www.diegomariano.com

Quer aprender mais? Conheça nossos cursos profissionalizantes à partir de R$19,99:

Livro Introdução à Programação para Web para Bioinformática: HTML, CSS, PHP & JavaScript

Capítulo 1
Introdução ao HTML

Capítulo 2
Fundamentos do HTML

Capítulo 3
Estrutura de páginas

Capítulo 4
Folhas de Estilo em Cascata (CSS)

Capítulo 5
Bootstrap

Capítulo 6
Iniciando a construção de um Website

Capítulo 7
Introdução ao PHP

Capítulo 8
Fundamentos do PHP

Capítulo 9
Transformando um Website em dinâmico

Capítulo 10
Introdução ao JavaScript

Capítulo 11
Fundamentos do JavaScript

Capítulo 12
jQuery

Capítulo 13
Bootstrap JavaScript

Capítulo 14
D3.js

Capítulo 15
3Dmol

Capítulo 16
Projeto Final

Epílogo
Referências Bibliográficas

Cite:

MARIANO, DIEGO; de MELO-MINARDI, R. C. . Introdução à Programação Web para Bioinformática: HTML, CSS, PHP & JavaScript. 1. ed. North Charleston, SC (EUA): CreateSpace Independent Publishing Platform, 2017. v. 3. ISBN: 978-1520895154; 403p .

Por Diego Mariano

Doutor em Bioinformática pela Universidade Federal de Minas Gerais com atuação na área de ciência de dados e aprendizado de máquina aplicados ao aperfeiçoamento de enzimas usadas na produção de biocombustíveis. Mestre em Bioinformática, também pela UFMG, atuando na área de desenvolvimento de sistemas Web para montagem de genomas. Atualmente realiza estágio pós-doutoral no Departamento de Ciência da Computação da UFMG com foco em desenvolvimento de sistemas Web para Bioinformática, análise exploratória e visualização de dados. Tem conhecimentos nas linguagens: PHP, JavaScript, Python, R, Perl, HTML, CSS e SQL.