Categorias
Introdução à Programação Web para Bioinformática: HTML, CSS, PHP & JavaScript

Introdução ao HTML

Capítulo 1

Este conteúdo faz parte do livro “Introdução à programação Web para a Bioinformática: HTML, CSS, PHP & JavaScript“. Você pode adquirir a versão impressa desse livro aqui ou a versão para Kindle aqui. Para nos citar, consulte este link.

HTML (Hypertext Markup Language ou na tradução para o português Linguagem de Marcação de Hipertexto) é uma linguagem utilizada para construção de páginas de Internet. HTML define um conjunto de regras que permite a formatação de páginas. Um documento HTML consiste em um arquivo de texto que será lido e interpretado como uma página por browsers (navegadores), como por exemplo, Chrome, Firefox, Opera, Edge ou Safari.

Construir páginas em HTML é o principal método para divulgação de conteúdo na Internet. Apesar de haver diversos editores que permitem a construção de páginas sem a necessidade de alterar o código-fonte, compreender a sintaxe dessa linguagem é de grande importância. Dominar a linguagem HTML é essencial para dominar a Web.

Linguagem HTML. Criada por Tim Berners-Lee em 1993. Página oficial: https://www.w3.org/html
Vídeo-aula 4. HTML.

História

HTML surgiu no princípio da década de 1990, após Tim Berners-Lee e colaboradores implementarem a comunicação entre máquinas usando o protocolo HTTP. A linguagem HTML foi inspirada na metalinguagem SGML, criada na década 1960 pela IBM. HTML herdou algumas características do SGML para estruturação de texto, como por exemplo o uso de tags.

Anos mais tarde, um grupo informal de pesquisadores lançou novas versões do HTML. A partir de 1996, a linguagem HTML passou a ser mantida pela W3C (World Wide Web Consortium). A partir da versão 3.5 do HTML, o grupo de pesquisadores passou a trabalhar numa versão do HTML mais simples de ser processada, baseada em XML. Em 1999, surge a versão 4.01, a última especificação lançada pela W3C antes da versão 5.

HTML5

HTML5 é a mais recente versão da linguagem HTML. Trouxe novas funcionalidades e perspectivas em relação ao papel exercido pelo HTML na Web. HTML traz novas tags, como <header> para cabeçalhos, <nav> para menus, <video> e <audio> para respectivos elementos, além de apresentar uma sintaxe mais simples como por exemplo para declaração do DOCTYPE.

Sintaxe HTML

Uma página HTML contém marcas, também denominadas tags, que fazem a marcação do conteúdo. As tags indicam ao navegador como um conjunto de elementos deve ser exibido na tela. Tags são delimitadas pelos parênteses angulares: caracteres < (menor que) e > (maior que). Elas ainda podem conter atributos.

As tags podem ser compostas por elementos simples, que não possuem filhos, e elementos compostos, que podem possuir filhos.

Elemento simples:

<tag>

Elemento composto:

<tag>Conteúdo</tag>

Além disso, tags podem apresentar atributos que agregam novas especificações aos elementos.

<tag atributo=“valor”>Conteúdo</tag>

Diz-se que uma tag é filha de outra se esta se encontra dentro das delimitações. Observe:

<tag_1>     
    <tag_2></tag_2>     
    <tag_3></tag_3>     
    <tag_4></tag_4>  
</tag_1>

c1_s1.html

No exemplo acima, as tags 2, 3 e 4 são filhas da tag 1, pois se encontram no mesmo nível. A tag 1 é pai das tags 2, 3 e 4. Pode ainda dizer que 2, 3 e 4 são tags irmãs.

Quer aprender mais? Conheça nossos cursos profissionalizantes à partir de R$19,99:

Livro Introdução à Programação para Web para Bioinformática: HTML, CSS, PHP & JavaScript

Capítulo 1
Introdução ao HTML

Capítulo 2
Fundamentos do HTML

Capítulo 3
Estrutura de páginas

Capítulo 4
Folhas de Estilo em Cascata (CSS)

Capítulo 5
Bootstrap

Capítulo 6
Iniciando a construção de um Website

Capítulo 7
Introdução ao PHP

Capítulo 8
Fundamentos do PHP

Capítulo 9
Transformando um Website em dinâmico

Capítulo 10
Introdução ao JavaScript

Capítulo 11
Fundamentos do JavaScript

Capítulo 12
jQuery

Capítulo 13
Bootstrap JavaScript

Capítulo 14
D3.js

Capítulo 15
3Dmol

Capítulo 16
Projeto Final

Epílogo
Referências Bibliográficas

Cite:

MARIANO, DIEGO; de MELO-MINARDI, R. C. . Introdução à Programação Web para Bioinformática: HTML, CSS, PHP & JavaScript. 1. ed. North Charleston, SC (EUA): CreateSpace Independent Publishing Platform, 2017. v. 3. ISBN: 978-1520895154; 403p .

Por Diego Mariano

Doutor em Bioinformática pela Universidade Federal de Minas Gerais com atuação na área de ciência de dados e aprendizado de máquina aplicados ao aperfeiçoamento de enzimas usadas na produção de biocombustíveis. Mestre em Bioinformática, também pela UFMG, atuando na área de desenvolvimento de sistemas Web para montagem de genomas. Atualmente realiza estágio pós-doutoral no Departamento de Ciência da Computação da UFMG com foco em desenvolvimento de sistemas Web para Bioinformática, análise exploratória e visualização de dados. Tem conhecimentos nas linguagens: PHP, JavaScript, Python, R, Perl, HTML, CSS e SQL.