Categorias
Artigos Home

Configurando um modelo Word para o padrão ABNT

Ao escrever uma monografia, como por exemplo, um TCC, uma dissertação de mestrado ou uma tese de doutorado, você irá se deparar com as famigeradas regras da ABNT. As regras ABNT consistem em um conjunto de regras para a padronização da formatação de documentos. Afinal, não queremos ver coisas como esta:

Por mais que esta capa seja legal, ela é inaceitável em um trabalho acadêmico.

Entretanto, os padrões ABNT não são tão complicados. Além disso, se você está acostumado a trabalhar com o Microsoft Word e com os padrões de estilo do Word poderá tirar proveito dos modelos de formatação já configurados no padrão ABNT.

Como funciona um estilo?

Os estilos podem ser ativados pelo painel de estilos, presente já na aba principal do Word.

Painel de estilos do Word. Basta selecionar o texto e clicar no estilo desejado. O estilo padrão é o “Normal”. Também são bastante utilizados os estilos de títulos e de citações.

De fato, é inegável as vantagens do uso de estilos ao escrever documentos no Word. Entretanto, por padrão, o Word apresenta uma série de estilos que foge das regras ABNT, como a fonte “Calibri” e títulos em tons de azul.

Por padrão, o Word carrega o modelo “Normal.dotm”, que aplica as seguintes formatações aos estilos padrão.

No entanto, podemos configurar nossos próprios estilos, clicando sobre o estilo desejado com o botão direito e clicando em “Modificar”.

Alterando a fonte de um estilo.

Assim, todas as modificações feitas no estilo serão aplicados a todos os textos que o referenciem.

Imagine que você escreveu 100 páginas em um documento e aplicou o estilo “normal” a todo o conteúdo, exceto os títulos. Ao modificar o estilo, todo o texto marcado com o estilo receberá a mesma formatação.

Importando um Modelo com estilos da ABNT

É claro que configurar todos os estilos no padrão ABNT pode ser um pouco complicado (e demorado, né). Por isso, podemos utilizar importar um modelo com os estilos ABNT já pré-configurados.

Para isso, basta baixar o arquivo ABNT.dotm e dar um clique duplo sobre ele. Imediatamente o Word irá carregar um documento em branco carregado com os estilos ABNT.

Download do modelo

Baixe o arquivo ABNT.dotm abaixo (necessário descomprimir o arquivo usando Winzip ou Winrar).

Instalando ABNT.dotm na lista de Modelos padrão do Word

Podemos ainda configurar o modelo para ser carregado por padrão no Word.

Toda vez que você abrir o Word, poderá escolher se quer um documento com o estilo padrão do Word ou um documento com o padrão ABNT.

Para isso, basta colocar o arquivo ABNT.dotm no diretório de modelos de usuário do Word.

No Windows Vista ou Windows 7, o diretório de modelos de usuário pode ser encontrado em: C:\\Users\<nome-do-usuário>\AppData\Roaming\Microsoft\Templates

No MacOS, podemos encontrá-lo no diretório /Users/<nome-do-usuário>/Library/Group Containers/<código>.Office/Conteúdo do Usuário/Modelos

Consulte o menu Preferências > Locais dos Arquivos para confirmar o local em detalhes.

Usando os estilos de ABNT.dotm

Após carregar o modelo com os estilos ABTN, basta digitar o texto:

O modelo ABNT.dotm possui vários estilos pré-configurados, sendo o Normal o estilo padrão que configura o texto com a fonte “Times New Roman”, a fonte tamanho 12, o espaçamento entre textos de 1,5 com texto justificado. Há ainda estilos pré-configurados para títulos.

E em seguida selecioná-lo e marcar o estilo desejado:

Clique no painel de estilos e selecione o estilo desejado.

Adicione espaçamentos complementares ao seu gosto e observe o resultado.

Exemplo de capa de trabalho.

Utilize os estilos “Normal” ou “Parágrafo” para a parte principal do texto. O estilo Parágrafo é similar ao estilo Normal, com a diferença de que ele aplica um espaçamento de 1,25 cm na primeira linha (você pode obter o mesmo resultado pressionando a tecla TAB).

Por Diego Mariano

Doutor em Bioinformática pela Universidade Federal de Minas Gerais com atuação na área de ciência de dados e aprendizado de máquina aplicados ao aperfeiçoamento de enzimas usadas na produção de biocombustíveis. Mestre em Bioinformática, também pela UFMG, atuando na área de desenvolvimento de sistemas Web para montagem de genomas. Atualmente realiza estágio pós-doutoral no Departamento de Ciência da Computação da UFMG com foco em desenvolvimento de sistemas Web para Bioinformática, análise exploratória e visualização de dados. Tem conhecimentos nas linguagens: PHP, JavaScript, Python, R, Perl, HTML, CSS e SQL.

Uma resposta em “Configurando um modelo Word para o padrão ABNT”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pt_BRPortuguês do Brasil