Categorias
Artigos JavaScript

Objetos em JavaScript

Em JavaScript, tudo é um objeto (ou finge que é um objeto)

Em JavaScript, retirando os tipos de dados primitivos, como null e undefined, tudo é um objeto[1]. Mesmo dados primitivos como strings e números podem ser manipulados como se fosse objetos: JavaScript cria um wrapper que os transforma em objetos[2].

Objetos possuem propriedades e métodos. Informalmente, propriedades podem ser definidas de forma similar a variáveis que recebem valores, enquanto métodos são funções que desempenham ações específicas para aquele tipo de objeto. Observe como podemos acessar um objeto:

  • objeto.propriedade
  • objeto.método( )

onde objeto é o nome da variável escolhida para armazenar os dados desse objeto em questão, a propriedade é um nome específico que armazena um valor (que pode ser string, número ou até mesmo outros objetos) e método( ) corresponde a uma função que aplica alterações no objeto em questão.

Objetos literais do JavaScript podem ser declarados por meio de uma coleção de chaves e valores separados por dois-pontos e são declarados usando chaves { }. Para acessar determinada chave, apenas indicamos o nome da variável que recebe o objeto, seguida de colchetes e da chave usada. Veja um exemplo:

Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente

Podemos também acessar um objeto usando o símbolo “.” seguido da chave que se deseja acessar:

Gráfico

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

Para criar uma nova propriedade, basta apenas atribuir um novo valor ao nome escolhido:

Uma imagem contendo Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente
  1. https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/JavaScript/Guide/Working_with_Objects#objetos_tudo
  2. https://blog.logrocket.com/javascript-typeof-2511d53a1a62

Quer aprender mais sobre Desenvolvimento Web?

Dá uma olhada nesses cursos disponíveis a partir de R$ 27,90 (e ainda dar uma moral para ajudar esse pobre professor a pagar seus boletos) 😉

Por Diego Mariano

Doutor em Bioinformática pela Universidade Federal de Minas Gerais com atuação na área de ciência de dados e aprendizado de máquina aplicados ao aperfeiçoamento de enzimas usadas na produção de biocombustíveis. Mestre em Bioinformática, também pela UFMG, atuando na área de desenvolvimento de sistemas Web para montagem de genomas. Atualmente realiza estágio pós-doutoral no Departamento de Ciência da Computação da UFMG com foco em desenvolvimento de sistemas Web para Bioinformática, análise exploratória e visualização de dados. Tem conhecimentos nas linguagens: PHP, JavaScript, Python, R, Perl, HTML, CSS e SQL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error

Compartilhe este post!

Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram