Em JavaScript, retirando os tipos de dados primitivos, como null e undefined, tudo é um objeto[1]. Mesmo dados primitivos como strings e números podem ser manipulados como se fosse objetos: JavaScript cria um wrapper que os transforma em objetos[2].
Objetos possuem propriedades e métodos. Informalmente, propriedades podem ser definidas de forma similar a variáveis que recebem valores, enquanto métodos são funções que desempenham ações específicas para aquele tipo de objeto. Observe como podemos acessar um objeto:
- objeto.propriedade
- objeto.método( )
onde objeto é o nome da variável escolhida para armazenar os dados desse objeto em questão, a propriedade é um nome específico que armazena um valor (que pode ser string, número ou até mesmo outros objetos) e método( ) corresponde a uma função que aplica alterações no objeto em questão.
Objetos literais do JavaScript podem ser declarados por meio de uma coleção de chaves e valores separados por dois-pontos e são declarados usando chaves { }. Para acessar determinada chave, apenas indicamos o nome da variável que recebe o objeto, seguida de colchetes e da chave usada. Veja um exemplo:

Podemos também acessar um objeto usando o símbolo “.” seguido da chave que se deseja acessar:

Para criar uma nova propriedade, basta apenas atribuir um novo valor ao nome escolhido:

- https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/JavaScript/Guide/Working_with_Objects#objetos_tudo ↑
- https://blog.logrocket.com/javascript-typeof-2511d53a1a62 ↑
Quer aprender mais sobre Desenvolvimento Web?
Dá uma olhada nesses cursos disponíveis a partir de R$ 27,90 (e ainda dar uma moral para ajudar esse pobre professor a pagar seus boletos) 😉