Este conteúdo faz parte do livro “Introdução à Programação para Bioinformática com Biopython“. Você pode adquirir a versão impressa desse livro aqui ou a versão para Kindle aqui. Para nos citar, consulte este link.
Escrever sobre programação é sempre uma tarefa árdua. Dizemos isso porque, em computação, cada pessoa apresenta uma diferente curva de aprendizado, ou seja, cada pessoa reage diferente ao método de ensino. E quando se trata de programação em uma área multidisciplinar, como a Bioinformática, é ainda mais complicado.
Assim, enquanto alguns podem achar certos tópicos desse livro complexos e acreditar que a explicação está abstrata demais, outros podem achá-las extremamente detalhadas e, até mesmo, “entediar-se” com a leitura. Ao escrever este livro tentamos focar o texto para usuários com certo conhecimento em computação, mas pouco ou nenhum conhecimento em programação.
Além disso, ao escrever este livro optamos por adotar uma linguagem coloquial. Pedimos desculpas se em certos pontos lhe parecer exagerada, entretanto garantimos que isso foi feito a fim de buscar uma maior interação com os leitores.
Realizamos testes para todos os scripts apresentados nesta edição nos sistemas operacionais Windows (7), Linux (Ubuntu 14.04) e MacOS X (10.4). Entretanto, como em qualquer livro, falhas estão sujeitas a acontecer. Em nossos testes utilizamos Python v2.7 e o Biopython v1.63. Caso obtenha problemas ao executar qualquer script, procure utilizar essas versões.
Boa leitura!
Este manuscrito foi revisado em setembro de 2020. Os scripts foram testados no Python 3.8 usando Sublime Text instalado em uma máquina com sistema operacional Windows 10.
Quer aprender mais? Conheça nossos cursos profissionalizantes à partir de R$19,99:
Capítulo 1
Introdução ao Python
Capítulo 2
Comandos condicionais
Capítulo 3
Laços de repetição
Capítulo 4
Trabalhando com strings
Capítulo 5
Listas
Capítulo 6
Manipulando arquivos
Capítulo 7
Funções
Capítulo 8
Princípios da orientação a objetos
Capítulo 9
Introdução ao Biopython
Capítulo 10
Sequências
Capítulo 11
BLAST
Capítulo 12
PDB
Capítulo 13
Visualização de dados em Python
Capítulo 14
Outras coisas interessantes que se pode fazer com Biopython
Capítulo 15
Hierarquia do Biopython