Categorias
Artigos Desenvolvimento web

Estrutura de diretórios do Laravel

Neste post, você irá conhecer os principais arquivos e pastas do Laravel. Vamos lá?

Arquivos e pastas do Laravel.

A tabela a seguir apresenta as principais pastas e diretórios do Laravel. Note que nem todos os arquivos do Laravel são apresentados na tabela devido à grande quantidade de arquivos.

Diretório/arquivoDescrição
app/.Diretório que armazena os principais arquivos do seu código, como por exemplo, os controllers e os models.
app/Http/Controllers/.Armazena os controllers do seu site. Em uma aplicação MVC, o controller é responsável pelo carregamento das views e pelo acesso aos dados por meio da ligação com os models. Por convenção, arquivos de controller devem iniciar com letra maiúscula.
app/Models/.Diretório que armazena os models do seu site. Em uma aplicação MVC, o model é responsável pelo acesso aos dados. Por convenção, arquivos do model devem iniciar com letra maiúscula.
bootstrap/.Armazena os arquivos necessários para a inicialização do Laravel. Não alteramos os arquivos dessa pasta.
config/.Armazena os arquivos de configuração do framework. Podemos alterar os arquivos dessa pasta.
config/app.phpEsse é o principal arquivo de configuração do PHP. Por exemplo, na linha 57 podemos alterar a URL padrão. Note que a melhor alternativa é realizar essas configurações
config/database.phpArquivo usado para configurar a conexão com um banco de dados.
database/.Armazena definições referentes às bases de dados. Caso você esteja utilizando o sistema de gerenciamento de banco de dados SQLite, os arquivos da sua base de dados ficarão armazenados nesse diretório.
lang/.Diretório que armazena códigos que personalizam mensagens de acordo com o idioma escolhido.
public/.Essa é a pasta raiz do Laravel. Note que se quisermos adicionar arquivos de estilo, imagens, favicon ou scripts, podemos alocá-los dentro desta pasta.
public/index.phpArquivo de índice. Principal arquivo carregado pelo servidor web. Não alteramos esse arquivo, pois, no padrão MVC, estilos e estruturas são configurados nas views.
resources/views/.Neste diretório ficam armazenadas as views. No padrão MVC, as views ou visões são responsáveis por carregar as interfaces exibidas ao usuário. Por convenção, todo o arquivo correspondente a uma view deve começar com letra minúscula e terminar com a extensão “.blade.php”.
routes/web.phpEsse arquivo armazena as rotas permitidas na aplicação. As rotas delimitam qual controller irá responder para determinada URL acessada no navegador.
storage/.Armazena arquivos criados durante o processamento da aplicação, além de logs de erros do Artisan.
tests/.Diretório onde podemos armazenar nossos testes automatizados.
vendor/.Este diretório é gerenciado pelo Composer. Nesse diretório ficam armazenados os arquivos de autoload, códigos de implementações de padrões de projeto, além de códigos referentes a pacotes de terceiros. Não devemos fazer alterações nos arquivos desse diretório.
artisanArquivo responsável por carregar o Artisan: a interface de linha de comando do Laravel.
composer.jsonÉ utilizado pelo Composer para gerenciar as dependências de pacotes do PHP. Por esse arquivo podemos adicionar na nossa aplicação códigos desenvolvidos por terceiros.
package.jsonTem uma funcionalidade parecida com o composer.json, entretanto, o package.json é utilizado para gerenciar as dependências de arquivos JavaScript.
.envArquivo usado para armazenar dados sensíveis, como senhas de banco de dados e a URL principal usada pelo comando url(‘/’);
Principais arquivos e diretórios do Laravel.

Por Diego Mariano

Doutor em Bioinformática pela Universidade Federal de Minas Gerais com atuação na área de ciência de dados e aprendizado de máquina aplicados ao aperfeiçoamento de enzimas usadas na produção de biocombustíveis. Mestre em Bioinformática, também pela UFMG, atuando na área de desenvolvimento de sistemas Web para montagem de genomas. Atualmente realiza estágio pós-doutoral no Departamento de Ciência da Computação da UFMG com foco em desenvolvimento de sistemas Web para Bioinformática, análise exploratória e visualização de dados. Tem conhecimentos nas linguagens: PHP, JavaScript, Python, R, Perl, HTML, CSS e SQL.

error

Compartilhe este post!

Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram