Categorias
Home

O que é Bioinformática?

Bioinformática é uma área multidisciplinar que está na interseção entre biologia e ciência da computação. Entretanto, a bioinformática vai muito mais além do que essas área, englobando também matemática, estatística, química, física, ciência da informação e engenharias.

Bioinformática usa técnicas computacionais para solucionar problemas biológicos. Na verdade, a bioinformática surge para domar o grande maremoto de dados que surgiu com os equipamentos de última geração.

Domar o big data é uma tarefa árdua, que exige profissionais de diversas áreas. Entretanto, esses profissionais devem ter conhecimentos tanto nas áreas biológicas quanto nas áreas computacionais.

Por Diego Mariano

Doutor em Bioinformática pela Universidade Federal de Minas Gerais com atuação na área de ciência de dados e aprendizado de máquina aplicados ao aperfeiçoamento de enzimas usadas na produção de biocombustíveis. Mestre em Bioinformática, também pela UFMG, atuando na área de desenvolvimento de sistemas Web para montagem de genomas. Atualmente realiza estágio pós-doutoral no Departamento de Ciência da Computação da UFMG com foco em desenvolvimento de sistemas Web para Bioinformática, análise exploratória e visualização de dados. Tem conhecimentos nas linguagens: PHP, JavaScript, Python, R, Perl, HTML, CSS e SQL.