Categorias
Artigos JavaScript

Arrow functions

Aprenda como usar as funções de seta => em JavaScript

O que é arrow function?

Arrow functions, ou na tradução para o português “funções de seta”, são um tipo de sintaxe utilizada para escrever funções de forma mais condensada. Observe a sintaxe do uso de uma arrow function:

variável = (parâmetros) => { /* … */ };

Observe um exemplo a seguir:

Códigos com um mesmo objetivo construídos com base expressões de funções tradicionais e em funções de seta (arrow functions).

function expression

arrow function

Note que a sintaxe da arrow funcions é um mais simples do que uma function expression tradicional. Além disso, podemos simplificar ainda mais esse código. Por exemplo, quando temos um único parâmetro, não precisamos declarar parênteses:

Podemos chamar essa função, executando x(valor).

No exemplo acima, a função armazenada em “x” é similar ao código incrementa apresentado anteriormente. Mas podemos simplificar mais ainda. Se o código possuir apenas uma linha de código, não precisamos incluir as chaves { }. Além disso, se a função em questão apenas retornar um determinado valor, a palavra-chave se torna desnecessária. Assim, o código a seguir faz as mesmas coisas que os códigos anteriores:

Texto

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Note como as funções x e y obtém resultados idênticos:

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Teams

Descrição gerada automaticamente

Agora, vamos usar o que aprendemos para criar uma função de soma simples:

Texto

Descrição gerada automaticamente

Arrow functions na prática

Quer aprender mais sobre Desenvolvimento Web?

Dá uma olhada nesses cursos disponíveis a partir de R$ 27,90 (e ainda dar uma moral para ajudar esse pobre professor a pagar seus boletos) 😉

Por Diego Mariano

Doutor em Bioinformática pela Universidade Federal de Minas Gerais com atuação na área de ciência de dados e aprendizado de máquina aplicados ao aperfeiçoamento de enzimas usadas na produção de biocombustíveis. Mestre em Bioinformática, também pela UFMG, atuando na área de desenvolvimento de sistemas Web para montagem de genomas. Atualmente realiza estágio pós-doutoral no Departamento de Ciência da Computação da UFMG com foco em desenvolvimento de sistemas Web para Bioinformática, análise exploratória e visualização de dados. Tem conhecimentos nas linguagens: PHP, JavaScript, Python, R, Perl, HTML, CSS e SQL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error

Compartilhe este post!

Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram